A Instituição

Quem Somos

A SCMM é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e uma associação de pessoas denominada de Irmandade, de confissão católica, cuja missão é a ajuda ao próximo. O nosso trabalho desenvolve-se em quatro grandes áreas de atividade: Saúde, Geriatria, Educação e Ação Social.

A Instituição

O que nos distingue

A nossa missão: cuidar de si e da sua família.

A nossa história: 115 anos ao serviço da comunidade.

A nossa entrega: 24 horas por dia, todos os dias.

História

A Santa Casa da Misericórdia da Mealhada (SCMM) foi criada a 15 de outubro de 1906 com o nome “Irmandade da Santa Casa de Misericórdia sob a invocação da Senhora Sant’Ana da vila e concelho da Mealhada”. Os seus estatutos foram aprovados pelo Governador Civil de Aveiro, Leopoldo de Sousa Machado, a 26 de fevereiro de 1907. Atualmente, a Misericórdia da Mealhada é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e, à semelhança de outras instituições congéneres, encontra-se associada à União das Misericórdias Portuguesas. Somos uma associação de pessoas denominada de Irmandade, de confissão católica, cuja missão é a ajuda ao próximo. A SCMM tem quatro grandes áreas de atividade: Saúde, Geriatria, Educação e Ação Social.

Mensagem do
Provedor

Cara Comunidade,

 

Para mim, provedor desta instituição, e para todos os que nela partilham responsabilidades, é uma honra poder contribuir para o desenvolvimento do trabalho diário da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada. Esta é uma missão que tentamos levar a bom porto, honrando todas as pessoas que preenchem a memória secular desta casa: o insigne impulsionador do que viria a ser esta Misericórdia, doutor Costa Simões; a grande benemérita que custeou a construção do primeiro Hospital da Mealhada sob a invocação da Senhora de Santa Ana da vila e concelho da Mealhada, d. Maria José Barata da Silva; os vários provedores, que deram o melhor de si por esta causa; os beneméritos, sem os quais nas frequentes ocasiões de crise a sobrevivência seria impossível; e os cidadãos que gratuitamente contribuíram para a construção desta nossa instituição.

Com a união de todos estes esforços, a Misericórdia tem hoje um nível de exigência e qualidade de serviços que nos orgulha. Prosseguimos com a missão de continuar o importante projeto da resposta de fraternidade e socorro aos necessitados, com inteiro comprometimento e mantendo as pessoas próximas e conhecedoras da nossa instituição, uma casa que existe para servir a comunidade.

 

João Peres

Provedor da SCMM

Donate

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.





    X
    wpChatIcon